Seus gastos no último ano superou 10% do valor do seu veículo? O seu carro está constantemente visitando a oficina? Se você respondeu sim para essas perguntas, com certeza é o melhor momento para trocar o seu carro!
Para ter certeza de que está tomando a decisão certa acompanhe a desvalorização do seu carro pela tabela Fipe e faça a conta.

Separamos algumas perguntas que você deve se fazer antes de tomar essa decisão.

 

Tem 5 anos de uso?

O tempo de uso também determina a garantia do carro. Para não correr o risco de prejuízos, vale a pena realizar a troca de veículo antes do fim da garantia.

Como é difícil trocar de carro com tanta frequência, os especialistas recomendam que ela seja feito após cinco anos de uso para ficar com seu automóvel sem grandes despesas. O motivo disso é que borrachas e plásticos utilizados nas peças dos carros têm uma probabilidade maior de sofrer deformações após cinco anos de uso.

 

Tem 60 Mil de Quilometragem?

Outro bom momento para trocar o veículo é antes da revisão dos 60 mil quilômetros, quando ela fica mais cara já que itens como  correia dentada, pneus e amortecedores precisam ser trocados. Mas isso não é uma regra absoluta, se bem cuidado durante os anos anteriores, o veículo pode rodar mais apenas com custos básicos de manutenção, como pneus, óleos de freio, motor, etc.

É carro de luxo, ou carro de ponta?

Por outro lado, a recomendação dos cinco anos não vale para veículos de luxo. Carros de luxo possuem índices de depreciação entre 15% e 20% ao ano. Eles também carregam um problema que é o custo de manutenção. Assim, é melhor trocar o carro de luxo a cada 3 anos ou 50 mil km rodados.

 

Tem 100 mil quilômetros?

Um automóvel possui de 3 mil a 4 mil itens, e após essa quilometragem, a probabilidade de quebra aumenta muito. Não se iluda, achando que o último reparo deixou o carro “novo de novo”. Paralelamente, problemas de fadiga e alterações estruturais dos materiais também acabam aparecendo com o tempo de uso.

Veja também: Qual a quilometragem recomendada para um carro seminovo ou usado?

Por fim, a verdade é que não existe uma fórmula matemática exata para você saber se já é hora de trocar o seu patrimônio. Mas, seguir essas dicas podem ajudar você a tomar a melhor decisão.

Antes de fazer a negociação e adquirir um carro novo, ou até mesmo para descobrir os laudos do seu próprio para para negociar, faça a checagem da documento do carro online. Identifique débitos e multas fazendo o laudo cautelar que as concessionárias fazem.

É muito importante que você escolha uma proteção para o carro que pretende adquirir. Na Protesauto você não tem burocracia para deixar o seu carro protegido. Os associados dispõem de assistência técnica 24h por dia, guincho, pane seca, carro reserva, clube de benefícios com  mais de 3.500 lojas em todo o território nacional além de uma vasta rede de oficinas credenciadas.